Esta situação é um pouco complexa, não achas? Decidir que curso superior tirar já é uma decisão muito séria e de grande impacto.
É uma decisão que vai afetar a nossa vida dali para a frente. Agora, decidir especificamente que área queremos seguir dentro de todos os conceitos e noções genéricas que um curso nos dá, ainda mais difícil é.
As noções das várias áreas que um curso nos dá, por vezes acabam por ser mais teóricas do que práticas. Isto por vezes dificulta a nossa tomada de decisão quanto à área que queremos seguir a nível profissional.
Se tens passado por isto, não és o único. Aconteceu exatamente o mesmo comigo.
À medida que fui frequentando a Licenciatura, desenvolvi interesse em determinadas áreas, no entanto sentia-me um pouco perdida quanto à aplicação prática daquelas áreas no mercado de trabalho. Não sabia como é que elas eram conhecidas no mercado de trabalho nem o que envolvia as suas principais funções.
O tempo foi passando e cheguei a um ponto em que parecia estar a ficar sem tempo para tomar uma decisão. Eu queria tomar uma decisão, mas naquele momento tinha 2-3 áreas que gostaria de experimentar a nível profissional e não sabia qual é que iria ser a melhor para mim.
Se eu pudesse, voltava atrás e daria alguns conselhos à “Carolina finalista”. Por isso, com base na minha experiência, partilho contigo alguns conselhos que eu gostaria de ter recebido:
O Linkedin não é só uma rede social profissional, que te permite fazer networking com profissionais de outras empresas e consultar as vagas de emprego mais recentes.
O Linkedin também é uma boa fonte de pesquisa sobre o mercado de trabalho. Como é que podes utilizar esta rede social?
O Linkedin permite-te fazer pesquisas específicas e abrangentes. Por isso podes pesquisar apenas sobre a área em que estás a estudar e consequentemente vai ajudar-te a entender melhor as várias funções que existem dentro dela. Para além disso, irá ajudar-te a descobrir em que função gostarias de trabalhar através das descrições dos vários perfis no Linkedin.
Desta forma, torna-se mais fácil identificar empresas com as quais te identificas e gostarias de vir a estabelecer contacto no futuro.
Já foste a alguma Feira de Emprego? Estas são ótimas oportunidades para estabeleceres contactos com as empresas e começares a analisar o que o mercado de trabalho tem para ti.
Aproveita esta oportunidade para falares com as empresas, ouvires o que elas têm a dizer e fazer perguntas específicas, para começares a perceber com que tipo de empresa te identificas.
Nestas ocasiões deverás também ter contigo o teu currículo para o poderes enviar ou se preferires, poderás partilhar os teus contactos com empresas que estejam a contratar.
Estágios de curta duração permitem-te ter um primeiro contacto com o mercado de trabalho e em simultâneo, perceber se gostas de uma área específica.
Para além de te ajudar a perceber se aquela é área que queres seguir a nível profissional, enriquece o teu currículo.
Segue 3 passos e vais conseguir definir a melhor área para ti!